LAR MADRE PAULINA CELEBRA 23 ANOS DE ACOLHIMENTO E, ASSOCIAÇÃO LAR SÃO FRANCISCO DE ASSIS, 40 ANOS DE MISSÃO A SERVIÇO DA VIDA
A Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus comemora, neste mês de outubro, 40 anos de fundação e missão evangelizadora, dedicada ao cuidado integral da vida. Criada em 4 de outubro de 1985, na cidade de Jaci, por padre Nélio Joel Angeli Belotti, conhecido como Frei Francisco, a entidade nasceu inspirada no Evangelho e no exemplo de São Francisco de Assis — o santo da humildade, da compaixão e do amor aos mais necessitados.
Desde o início, o trabalho da Associação teve como propósito acolher, cuidar e restaurar vidas, principalmente de pessoas em situação de vulnerabilidade e dependência química. O primeiro lar acolheu sete homens, e, ao longo de quatro décadas, a missão se expandiu para sete estados brasileiros, tornando-se uma das maiores redes filantrópicas de assistência e recuperação do país.

23 ANOS DO LAR MADRE PAULINA
Em Santa Fé do Sul, a Associação está presente desde 9 de julho de 2002, com o Lar Madre Paulina na Providência de Deus, que neste ano celebra 23 anos de fundação.

A comunidade tornou-se referência regional e nacional no acolhimento e tratamento de mulheres em processo de recuperação da dependência química.
Em mais de duas décadas, mais de 20 mil mulheres foram acolhidas, tratadas e tiveram a oportunidade de reconstruir suas histórias com dignidade e fé.
O Lar Madre Paulina nasceu a partir de um apelo sensível: uma mulher questionou a Frei Francisco por que a instituição mantinha apenas casas masculinas de recuperação. Movido pela compaixão e pela inspiração franciscana, o religioso criou um espaço voltado exclusivamente ao tratamento feminino, inicialmente em Jaci, no Lar Santa Clara, sendo posteriormente transferido para Santa Fé do Sul.
O prefeito Evandro Mura parabenizou a Associação e o Lar Madre Paulina pela trajetória exemplar, destacando o papel essencial que a instituição desempenha em Santa Fé do Sul. “A Associação Lar São Francisco de Assis e o Lar Madre Paulina representam um trabalho de amor, fé e transformação. O que é realizado aqui é de uma importância imensurável, pois acolhe e reabilita mulheres que buscam um novo começo, trazendo também conforto às famílias. Santa Fé do Sul é hoje referência regional e nacional nesse acolhimento, e o município tem orgulho em manter essa parceria com ações governamentais que fortalecem essa missão tão nobre. Parabenizo toda a equipe, as irmãs, os diretores e voluntários por essa coordenação exemplar e pelo compromisso com a vida”, ressaltou o prefeito.
O vice-prefeito e presidente do Unifunec, Capitão Benitez também destacou a importância da união entre as instituições. “O Unifunec é parceiro do Lar Madre Paulina em diversas ações por meio dos cursos da área da saúde, com atendimentos, estágios e projetos de extensão. Essa integração acadêmica e social amplia o alcance do trabalho e contribui para a formação humana dos nossos alunos. A entidade é um exemplo de amor ao próximo e de compromisso com a vida”, afirmou.
Em Santa Fé do Sul, o Lar Madre Paulina reafirma diariamente essa vocação franciscana, sendo instrumento de esperança e recuperação para mulheres, com o apoio da Prefeitura Municipal, do Fundo Social de Solidariedade e de parceiros institucionais que acreditam no poder da fé e da reabilitação humana.

