LAUDO APONTA HOMICÍDIO CULPOSO EM DESCARRILAMENTO DE TREM DA ALL
O delegado da Polícia Civil, Laércio Ceneviva Filho, que cuida do inquérito sobre o descarrilamento de São José do Rio Preto, que matou oito pessoas em novembro do ano passado, se manifestou pela primeira vez após receber o laudo da Perícia.
“Dependo das respostas da ALL e da prefeitura da cidade sobre a responsabilidade pelas infiltrações debaixo do trilho do trem. As duas podem responder criminalmente pela morte das oito pessoas”, afirmou ele.
O laudo indica infiltração de água decorrente das águas fluviais e vazamentos de esgoto que se acumularam debaixo da via férrea e ocasionaram uma deformação dos trilhos externos, justamente na curva onde se deu o descarrilamento.
A polícia pretende identificar e punir os responsáveis. “Após análise do laudo, nós deliberamos para encaminhamento de ofício à ALL requisitando informações em 15 dias sobre as vistorias e manutenções na via, se foi detectada essa deformação no trilho, bem como o acúmulo de águas fluviais e também se eles comunicaram a prefeitura para proceder a drenagem”, afirma o delegado, que ainda relatou que o responsável vai responder por homicídio culposo, uma vez que agente agiu com imprudência. “Houve uma omissão e ela será identificada e responsabilizada criminalmente”, finalizou.
Em nota, a prefeitura de Rio Preto disse que a responsabilidade de verificar o problema seria da Agência Nacional de Transportes Terrestres e, se tivesse sido acionada, corrigiria as infiltrações. G1