MÃE COLETA MAIS DE 8 MIL ASSINATURAS PARA REQUERER UTI PEDIÁTRICA PARA MUNICÍPIO

Publicado em 17/03/2015 11:03

Após 56 dias vivendo momentos de angústia com o filho internado em Rio Preto, a autônoma Fernanda Regina Simigalha de Abreu, finalmente vai trazer o filho, Murilo Simigalha de Abreu, de quase um ano, de volta para Votuporanga. A criança que teve alta da UTI Pediátrica de São José do Rio Preto hoje volta para terminar a recuperação na Casa de Saúde de Votuporanga.
A mãe, Fernanda Regina Simigalha de Abreu, teve a iniciativa de realizar um abaixo assinado solicitando a vinda de uma UTI Pediátrica para a Santa Casa de Votuporanga. A mobilização surtiu efeito e mobilizou a população votuporanguense, desde o início, ela conseguiu captar mais de oito mil assinaturas. Fernanda contou que o que mais motivou sua atitude foi ver que outras famílias podem passar pelo mesmo drama. “Este procedimento até poderia ter sido feito aqui em Votuporanga, mas ele necessitava ficar em uma UTI após a cirurgia, e como aqui não tem a UTI Pediátrica, precisamos levá¬lo para Rio Preto”, disse.
Durante o procedimento, ela e o marido visitavam todos os dias o filho, o que gerou muitos gastos e desgastes tanto para ela, quanto para o marido.
“Tivemos que nos mover à essa necessidade, pois além de tudo, saber que seu filho está lá, longe, só quem é mãe para saber. Mas que fique claro que meu filho é apenas um exemplo, essa causa é de todos”.
Santa Casa
A Santa Casa de Votuporanga informou que busca sempre melhorar os serviços ofertados e que existe sim a vontade de ampliar e trazer novos serviços de saúde para a cidade. “A diretoria reconhece a importância de uma UTI Pediátrica e o diferencial que isso possibilitaria para a instituição. Seriam necessários investimentos em construção, compra de equipamentos específicos, contratação de profissionais especializados e um recurso mensal para custear o novo serviço.
Porém, para a abertura desse serviço é necessário acima de tudo que exista uma demanda”.
De acordo com os registros do hospital, em casos de pacientes SUS (Sistema Único de Saúde), em 2014, foram quatro crianças. O hospital ainda informou que existem outros serviços que estão sendo buscados, como o retorno da neurologia e mais leitos de UTI Adulto.
“Seria muito bom para a nossa cidade contar com uma UTI Pediátrica. Vamos acolher com muito carinho esse pedido da população e estudar a viabilidade da instalação do serviço para atender as crianças de Votuporanga e região. Nossa preocupação é como manter financeiramente mais essa UTI”, destacou o provedor.
As crianças que possuem a necessidade de internação em uma UTI Pediátrica em Votuporanga são encaminhadas normalmente para São José do Rio Preto, onde existe um serviço especializado que é o Hospital da Criança. No caso de pacientes SUS, essa transferência acontece via a Central de Vagas do Estado de São Paulo ¬ CROSS, que trabalha de forma integrada com todos os serviços, visando proporcionar o encaminhamento o quanto antes. Nathalia Almeida/A Cidade

Última Edição