Marco Civil da Internet Responsabilidade ou privatização?
Mudanças sempre trazem consigo polemicas, significância para uns e incômodo para outros.
No dia 25 deste mês, foi aprovado o texto principal do Marco Civil da Internet, seguindo agora para aprovação do Senado.
Para muitos que não entenderão o que isso significa, logo abaixo uma breve descrição da tão polêmica constituição de direitos e deveres da Internet.
Tal proposta votada e aprovada na noite de terça-feira tem como propósito estabelecer regras ao cidadão na rede englobando, privacidade, liberdade e expressão.
Oque mudará com o projeto?
Um exemplo básico disso se define na forma de acesso.
Atualmente os grandes provedores guardam consigo os históricos de navegação de cada usuário sobre seus critérios, com o marco civil, provedores terão que guardar o IP, horários de conexões usuários, além do histórico de navegação de cada usuário por determinado tempo.
Essa ação não trouxe boas opiniões aos internautas, que citam ser invasão de privacidade do governo brasileiro, que manterá dado para supostas investigações, caso necessário.
Outra medida discutida foi a violação de intimidade, conteúdo ofensivo que até o momento não tem regulamento específico no mundo da internet.
O assunto vem sendo discutido em fóruns do mundo todo, onde alguns apoiam e a maior parte não.
Fontes citam represálias do governo brasileiro ao governo norte-americano, sobre suposta quebra de sigilo contra a autoridade brasileira, dizendo que o projeto veio á tona, devido tal boato envolvendo atos de espionagem.
Agora a população se cala, pois não sabem se querem nossos dados seguros, ou se mais uma vez estão nos manipulando como marionetes.
E você, oque acha? Dê sua opinião.