MORRE O CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EDUARDO CAMPOS
Faleceu na manhã de hoje, dia 13, aos 49 anos, o ex-governador do Estado do Pernambuco e candidato a presidência da República, pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro -, Eduardo Campos.
Ele estava em um jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Santos, em São Paulo, onde teria uma agenda pública de campanha. A aeronave em que ele viajava caiu na cidade de Santos por volta das 10:00 horas de hoje.
Além de Eduardo Campos, estavam mais seis pessoas, sendo o cinegrafista Marcelo Lira, o fotógrafo Alexandre Severo, os assessores Pedro Valadares e Carlos Percol, e dois pilotos. A lista de mortos oficial ainda não foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e deve sair ainda hoje.
Quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo, segundo a FAB. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.
Eduardo Campos foi governador de Pernambuco por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014; e se licenciou do cargo neste ano para concorrer à Presidência da República. Antes de se eleger governador, Campos foi deputado por três mandatos consecutivos. Em 2005, o político pernambucano se tornou ministro da Ciência e Tecnologia do governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. R7
Em entrevista à reportagem de O Jornal, o presidente do PSB de Santa Fé, José Ternero Furlan, relatou que a perda é lamentável. “A notícia é muito triste. Ele era a esperança para o Brasil e a campanha dele estava ótima, haja vista que estava em terceiro lugar nas intenções de voto. Perdemos uma alternativa excelente e ninguém esperava que isso acontecesse. Eduardo seria a balança da política brasileira. Acredito que até o final do período eleitoral ele estaria em segundo lugar nas intenções de voto”, relatou José Ternero.
Ainda segundo ele, Marina Silva pode substituir e disputar como candidata a presidência, entretanto a decisão dependerá do conselho do partido. “Ela seria automaticamente a candidata a presidência no momento, mas o conselho pode compor outra pessoa”, disse ele.
Eduardo era economista, casado, e deixa a esposa e cinco filhos, sendo um recém-nascido.