MORTES CONFIRMADAS POR FEBRE AMARELA CHEGAM A 52, DIZ MINISTÉRIO
O ministério da Saúde divulgou em novo boletim este semana que aponta que o Brasil tem 52 mortes confirmadas de febre amarela. Destas, 47 ocorreram em Minas Gerais, duas no Espírito Santo e três em São Paulo.
Os estados receberam 857 notificações da doença – a maior parte delas, 770, em Minas. Deste total, 149 infecções foram confirmadas, 667 ainda precisam de investigação e 41 registros foram descartados.
Neste boletim, o ministério divulgou que o Tocantins recebeu a primeira notificação da doença.
Vacinação
Moradores ou pessoas que pretendem visitar regiões silvestres, rurais ou de mata devem se vacinar no SUS – Sistema Único de Saúde -. A transmissão da doença, que ocorre pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabathes nessas regiões. O Aedes aegypti também é transmissor da febre amarela, mas apenas em área urbana.
Pessoas com mais de 5 anos de idade devem se vacinar e receber a segunda dose após 10 anos. Idosos precisam ir ao médico para avaliar os riscos de receber a imunização.
Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo. G1