MUSEU DA IMAGEM E DO SOM SERÁ INAUGURADO HOJE, EM SANTA FÉ
Será inaugurado hoje, 12, em Santa Fé, o Museu da Imagem e do Som, que fica situado em um espaço exclusivo no Complexo Turístico, Histórico e Cultural.
A solenidade terá início às 20:00 horas, no Complexo, e contará com a presença do prefeito Armando Rossafa, da vice Elena Rosa, vereadores, secretários municipais, e do deputado Federal Edinho Araújo.
O secretário de Cultura, Beto Alcalá, contou que há quatro anos fez o projeto, o qual já tinha a aprovação da Secretaria de Estado de Cultura, e há alguns meses o mesmo começou a ser montado.
“Há dois anos, através do deputado Federal Edinho Araújo, foi viabilizado o valor de R$ 85 mil, através da Secretaria de Estado da Cultura, e então foi feita a licitação e todos os trâmites para a instalação do museu”, contou Beto.
O Museu terá iluminação específica, com focos de luz, trilhos, assim como cubos expositores. “Será como um túnel do tempo, que nos levará a uma viagem para conhecer nossa história. Serão 26 painéis de acrílico com 12 fotos cada, totalizando 312 fotos, na década de 40 até os dias atuais. Teremos ainda nove cubos expositores com ‘monóculos’, que são cones de plástico, que possuem dentro um cromo, que é um tipo de fotografia. Teremos vários desses monóculos, e, também pedimos para quem tiver em casa que traga para ser exposto no museu”.
Beto contou que o Museu será totalmente dinâmico. “Durante o passeio pelo Museu as pessoas encontrarão uma parede de discos de vinil com mais ou menos 180 mosaicos, os quais serão trocados com o tempo. Ainda exporemos uma mesa da antiga Rádio Dinâmica – Santa Fé (AM), as cornetas da Rádio Cacique no Ar, uma máquina fotográfica Lab Lab, textos da radionovela Luar do Sertão, além de várias vitrolas, uma vitrine dos anos 60 da Ótica Fernandes, assim como fitas K7, telefones fixos e celulares, órgãos de fole, da década de 40 e 50, computadores, um piano doado por Mariliza Daud Lopes, que era do conservatório da professora Eneida Dias, e outro piano doado pelo Hotel Solar de Pedra, os antigos expositores de filmes do cinema, e muitas outras peças que devem ser consideradas relíquias”.
No Museu haverá, ainda, um mini cinema, no qual serão usadas as cortinas e os bancos do antigo auditório da Rádio Dinâmica. “Temos uma máquina projetora movida a carvão, do ano de 1935, e, ainda, os holofotes, também da Rádio Dinâmica. No mini cinema, os visitantes poderão assistir filmes e reportagens antigas sobre a nossa cidade”.
Outra novidade será uma cabine de 1,00 X 1,20, com um acervo fonográfico, onde cada pessoa poderá ouvir músicas de cantores que fizeram sucesso nas décadas passadas. “Dentro dessa cabine, terá uma tela de 32 polegadas, touchscreen, onde o visitante poderá escolher a discografia que quiser ouvir, e, caso não encontre, ele poderá relatar ao funcionário para que seja providenciada a inclusão do álbum pedido. Esperamos que a população aproveite e tenha prazer em apreciar estas lindas peças, assim como as crianças e os jovens de hoje possam conhecer nossa história”, finalizou ele.
Horário de funcionamento
O museu funcionará de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 horas, e das 13:30 às 17:00 horas.
Já no final de semana, o horário de funcionamento será definido mediante agendamento de visitas escolares, turistas, grandes ou pequenas excursões. A Secretaria de Cultura informou que, aos finais de semana, a visita será acompanhada por algum representante da Secretaria, que orientará os visitantes.