NA VÉSPERA DA COPA DO MUNDO, 50% DAS OBRAS NÃO FORAM ENTREGUES
Faltando apenas um dia para o início da Copa do Mundo no Brasil, apenas 51,7% das obras de mobilidade urbana e aeroportos nas cidades-sede foram entregues. Dos 45 projetos inaugurados, 15 estão incompletos por conta de atrasos e cancelamentos.
Das 74 obras de mobilidade e das 13 em aeroportos, 32 foram descartadas para a Copa e devem ficar prontas somente depois da competição. A inauguração de outras dez deve acontecer até amanhã, dia 12, ou durante os jogos, segundo os gestores responsáveis.
Entre as justificativas apontadas para o atraso ou cancelamento dos projetos estão burocracia, imprevistos, disputas judiciais sobre desapropriações, modificação nos planejamentos iniciais e problemas com empresas contratadas.
O ministério apontou como uma das principais dificuldades para o andamento das obras a fragilidade ou a falta de planejamentos de qualidade.
Dos 13 aeroportos das cidades-sede, incluindo o de Viracopos, em Campinas, que serve de acesso a São Paulo; nove foram entregues. Desses, quatro ainda têm pendências e obras inacabadas.
De acordo com o secretário executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, a pasta está satisfeita e otimista com o andamento das obras. Segundo ele, considerando todos os aeroportos que atendem as capitais brasileiras, foram investidos R$ 11,3 bilhões entre 2011 e 2014. Com esse valor, foram construídos 1,4 milhão de m² de novos pátios, e a área de terminais dobrou.G1