NOVO EXAME DE PAPANICOLAU SERÁ APLICADO EM SANTA FÉ
Está sendo realizado hoje, dia 28, na Clínica da Mulher, um treinamento com os médicos e enfermeiras de Santa Fé, visando esclarecer e apresentar o novo método do exame de Papanicolau, que poderá ser feito na cidade.
Estão participando do evento 13 enfermeiras e 13 médicos, que estão sendo treinados pelo coordenador da Prevenção do Câncer do Colo de Útero, o biomédico Marcelo Almeida, de Barretos.
Segundo a coordenadora das ESFs – Estratégias de Saúde da Família -, e enfermeira, Milena Cristina Pietrobon, em todo o Brasil, apenas 2% dos municípios investiram no novo procedimento, e Santa Fé está incluída no percentual.
“O novo exame tem 100% de eficácia, atingindo todas as células, a base de líquido, enquanto o antigo exame atingia apenas 20% das células”, explicou ela.
Milena disse ainda que, para o antigo exame, a mulher tinha algumas restrições. “Antigamente a mulher não podia ter tido relação sexual nos últimos cinco ou três dias, não podia estar passando por tratamento ou fazendo uso de pomadas e medicamentos e também, não podia estar menstruada ou ter qualquer tipo de sangramento. Hoje, ficou muito mais fácil, pois não há restrições e o exame se tornou mais eficiente na identificação do câncer do colo de útero”, disse ela.
O exame pode ser feito em mulheres sexualmente ativas, entre 15 e 59 anos, e os agendamentos deverão ser realizados a partir da próxima semana, às terças-feiras, após às 14:00 horas, ou nas últimas quintas-feiras de cada mês, após às 17:00 horas, em todas as ESFs da cidade.
“Mesmo que haja a faixa etária para a realização do exame, isso não impede que as mulheres com mais de 60 anos o façam. O Papanicolau deve ser feito anualmente, pois, o quanto antes o câncer do colo de útero for identificado, se torna mais fácil de obter a cura, através de um tratamento. A doença é silenciosa, e geralmente as mulheres só descobrem quando a mesma está em estágio avançado; por isso, é fundamental que ele seja feito anualmente”, finalizou a enfermeira Milena.