NOVO RÓTULO VAI AVISAR SOBRE NUTRIENTES QUE FAZEM MAL À SAÚDE
Você tem o hábito de conferir os nutrientes dos alimentos que compra? Sabe a quantidade de açúcar que há naquele chocolate que come após a refeição? E naquele suco gelado que toma pela manhã?
Pois então saiba que, a partir de 9 de outubro, as empresas serão obrigadas a inserir uma lupa no rótulo de todos os produtos que tiverem adição extra de açúcar, gordura saturada e sódio.
Segundo a advogada Mérces Nunes, especialista em direito médico, a mudança representa uma vitória para os consumidores, que terão mais informações na hora das compras e poderão consumir com mais consciência.
De acordo com ela, a lupa informa, de maneira simples e direta, quais nutrientes não são benéficos à saúde, sobretudo para crianças e pessoas com comorbidades, como diabetes e hipertensão arterial.
A advogada acredita que, mais do que a lupa na embalagem, é necessário mudar a cultura de consumo no Brasil. “A conscientização é um processo. Começa em casa, na escola, nos ambientes de trabalho. Em todos os lugares deveríamos ter alerta para esse tipo de coisa. Quanto mais falarmos sobre isso, maior e mais rápida a conscientização. É todo dia”, opina.
Em caso de descumprimento da nova regra, a vigilância poderá aplicar multas, retirar os produtos das prateleiras ou até fechar o estabelecimento, a depender da gravidade da situação.
A alteração dos rótulos, porém, não será feita de forma imediata, já que as indústrias e produtores precisam de certo tempo para realizar toda a adaptação necessária, que cria custos e mudanças na produção.
Por isso, cada ramo alimentício terá um prazo para readequar os rótulos, que varia entre um e três anos. As empresas produtoras de bebidas não alcoólicas, por exemplo, terão até 9 de outubro 2025 para atualizar as embalagens, enquanto pequenos produtores terão até 9 de outubro de 2024 para fazer o mesmo. R7.