Novos vereadores: Dra. Patrícia Tsutsume é a grande esperança de uma renovação
Por Lelo Sampaio e Silva
Muitos eleitores, na hora de decidir seu voto, também pensam se o candidato ou candidata tem experiência na vida pública, se já foi vereador ou vereadora, haja vista pensarem, algumas vezes, que ele ou ela, por ser “marinheiro de primeira viagem”, pode não desempenhar seu papel frente ao Legislativo.
Entretanto, em Santa Fé do Sul, não foi o que pensaram os 658 eleitores que depositaram sua confiança em Patrícia Tsutsume Livorati, mais conhecida por Dra. Patrícia Tsutsume (PL), sendo, então, a sexta parlamentar mais bem votada, mesmo nunca tendo atuado como vereadora.
É sabido que o vereador é eleito para um mandato de quatro anos, com a função de propor, discutir e elaborar as leis municipais; fiscalizar a atuação do Executivo local, verificando o cumprimento das metas da prefeitura e das normas legais. Esse parlamentar também deve ouvir as sugestões da população, identificar os problemas do município e cobrar providências junto aos órgãos competentes.
O Jornal conversou então com a advogada e empreendedora Patrícia Tsutsume Livorati, ou melhor, Dra. Patrícia Tsutsume, casada, 37 anos, mãe de Gustavo Kenji e de Henrique Seiji, 12 e seis anos. É esposa do empresário, com formação em Administração de Empresas, José Ricardo Livorati, 42 anos.
Nascida em Pereira Barreto, mas moradora de Santa Fé há 15 anos, Dra. Patrícia falou sobre sua votação deveras expressiva. “Primeiramente, eu agradeço a Deus e a toda a população de Santa Fé do Sul por essa votação tão expressiva. Isso mostra que nossa mensagem e nossos valores de fé, família e compromisso com a verdade são importantes para as pessoas da nossa cidade. Sinto que essa confiança me foi dada com um propósito, o de defender os interesses e os valores da nossa população de forma transparente e responsável. Esse apoio me inspira e fortalece ainda mais minha determinação para honrar cada voto recebido”.
Embora nunca tendo tido um cargo público, sempre participou ativamente dos assuntos da cidade e acompanhou de perto os desafios e o trabalho de seus pais na vida pública enquanto vereadores, e essa experiência de vida, junto com seus valores, a motiva a fazer um trabalho sério e comprometido com a população.
O motivo pelo qual decidiu se candidatar a vereadora foi através de um chamamento de Deus. “Decidi me candidatar depois que recebi um convite e pedi um direcionamento a Deus. Entendi como um chamado a servir a população de Santa Fé do Sul, cidade que escolhi viver com minha família. Sempre estive envolvida com ações que pudessem trazer transformação para a vida das pessoas, seja através da fé, da minha experiência de vida ou da minha profissão. Através da política, entendo que posso servir como agente transformador de realidades também e fazer muito mais, representando os valores e as tradições da nossa população, sendo uma voz comprometida com os princípios da família e com os valores cristãos e conservadores. Como representante do povo, quero garantir que a nossa cidade continue sendo um lugar seguro e justo, onde nossas crianças e famílias possam prosperar. Desejo lutar contra qualquer proposta que vá contra esses valores e apoiar iniciativas que beneficiem a educação, a saúde, a segurança e o desenvolvimento econômico de Santa Fé do Sul”, pontuou a vereadora eleita.
Ela explica que sente uma grande responsabilidade ao saber que atuará como vereadora pela primeira vez, mas, ao mesmo tempo, uma enorme gratidão, pois sabe que será um desafio, mas se diz preparada para enfrentar qualquer dificuldade que venha. “A confiança que recebi dos eleitores me dá força e determinação para fazer o meu melhor. Quero trabalhar com humildade, ouvindo as necessidades do povo, e buscar soluções que realmente façam a diferença”, disse.
Na Câmara Municipal, pretende atuar com muita transparência, sempre buscando o diálogo com a população. Quer ser uma vereadora acessível, próxima das pessoas, para entender as demandas reais da cidade. Irá defender os princípios e valores cristãos, mantendo uma postura conservadora que respeite e valorize a família e os bons costumes.
Sua atuação será focada em projetos que melhorem a vida das famílias, fortaleçam a educação, garantam a segurança e promovam o desenvolvimento econômico do município.
Sobre seus projetos como vereadora, Dra. Patrícia enfatizou que seus projetos serão direcionados para áreas fundamentais. Quer propor iniciativas que apoiem a saúde da população. Na educação, pretende lutar por melhorias nas escolas e pela valorização dos professores, para que as crianças tenham sempre uma educação de qualidade.
Destaca ela que quer também lutar pelo acolhimento e cuidado com as crianças atípicas e suas famílias, garantido uma vivência digna e acesso à saúde e educação especializadas. Também quer estar disposta a dialogar e propor ações de incentivo aos empresários e comerciantes, um dos pilares da economia de Santa Fé do Sul.
Além disso, pretende trabalhar em projetos que promovam os valores da família, incentivando programas de apoio às crianças e jovens, mães e pais.
“Gostaria de agradecer mais uma vez a confiança da população de Santa Fé do Sul. Podem ter certeza de que estarei todos os dias comprometida em honrar essa confiança, trabalhando com seriedade e dedicação. Como vereadora, minha missão será sempre buscar o melhor para a nossa cidade, respeitando nossos valores e defendendo a nossa fé. Vamos caminhar juntos para construir uma cidade cada vez mais justa, segura e próspera, onde todos possam viver com dignidade e respeito. Minha oração é: Que Deus me dê sabedoria e me conduza a fazer sempre o melhor para o nosso povo! Que Deus abençoe nossa cidade e cada um de vocês!”, finalizou a vereadora eleita Patrícia Tsutsume Livorati.