OFICINA ‘FILME SEM CÂMERA’ SERÁ REALIZADA EM SANTA FÉ DO SUL

Publicado em 28/08/2025 11:08

Partindo de brincadeiras e jogos sensoriais, o educador Kaká mostrará como criar um filme feito de cores e muita diversão durante a oficina “Filme sem Câmera”, que será realizada no dia 3 de setembro, a partir das 8h, no Cine Kids – Cidade das Crianças – (Avenida Waldemar Lopes Ferraz, s/n, Centro). A atividade é gratuita e destinada a crianças a partir de 7 anos.
A oficina parte de experimentações lúdicas com materiais do mundo do filme analógico (película super8mm), proporcionando uma vivência única para despertar a criatividade e estimular a imaginação dos participantes. Com duração de quatro horas, o encontro integra o programa Pontos MIS, em parceria com a Prefeitura de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A secretária de Cultura e Turismo, Paula Toppan, destacou a importância da iniciativa. “Essa oficina é uma oportunidade incrível para nossas crianças conhecerem mais sobre o universo do cinema de uma forma lúdica e inovadora. Além de despertar talentos, iniciativas como essa ampliam o acesso à cultura e fortalecem a formação artística e cultural em nosso município”, afirmou.


QUEM É KAKÁ
Kaká é film-designer, educador e programador. Seus filmes, video-instalações e textos já foram exibidos em importantes festivais, galerias e museus no Brasil e no exterior, como o SFMoMA – Cinemateque (Crossroads 2018) – EUA, Pantalla Global CCCB – Barcelona, Museo San Telmo – San Sebastián (Espanha), EAC – Espacio de Arte Contemporáneo (Uruguai), 13ª Bienal de Artes Mediales – Chile, Berwick Film & Media Festival – Reino Unido, Programa de Exposições CCSP – São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS – Brasil), Dobra Festival Internacional do Cinema Experimental – Cinemateca MAM – Rio de Janeiro, entre outros.


Como educador, coordenou (2014-2016) o programa de formação em audiovisual “Fazer o Mundo Fazendo Vídeo”, patrocinado pela Petrobrás, além de atuar na ação educativa SSS_South Small Sister e junto aos Guarani Mbya (Ventana a la Diversidad). Também foi responsável pela curadoria de ciclos e mostras em diversos espaços culturais, como o Cinema da Matilha Cultural e o CCBB-SP, incluindo a homenagem a Jonas Mekas em 2019.

Última Edição