PESQUISAS APONTAM QUE COMÉRCIO REGISTROU ALTA EM MARÇO

Publicado em 7/04/2016 11:04

2-aumentoO ICC – Índice de Confiança do Comércio – registrou alta de 1,1% em março, em comparação a fevereiro, segundo a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo –. Comparando a março de 2015, a queda da confiança do setor chegou a 13,9% naquela época.
Para a CNC, a queda reflete a contínua retração do varejo, provocada pelo enfraquecimento do mercado de trabalho. Estimativas indicam que a taxa de desemprego média pode chegar a 12% este ano. No entanto, para a CNC, o recente movimento de valorização do câmbio pode favorecer os comerciantes.
“Seguem ausentes indicativos de reversão no médio prazo, especialmente em função do desemprego e da queda na renda real dos consumidores, que influenciam as vendas”, disse a economista da confederação, Izis Ferreira. Já o aumento mensal, segundo a CNC, é resultado da elevação do subíndice que mede as condições correntes, que chegou a 44,1 pontos, subindo 9% em relação a fevereiro.
A avaliação positiva da percepção dos comerciantes subiu 34,2% na comparação mensal. “conforme consta na comparação anual, no entanto, há uma retração de 28,1% nesta avaliação. Já para 92,9% dos varejistas, a economia piorou em março de 2016”, disse a pesquisa. Segundo a pesquisa, 92,9% dos varejistas disseram que a economia piorou em março de 2016. Em fevereiro, esse percentual foi de 93,3% e, em janeiro, 94,4%.
A CNC estima que o volume das vendas do comércio em 2016 recue 4,2% no varejo restrito e 8,4% no varejo ampliado, que inclui os setores de automóveis e materiais de construção. NoticiasNoroeste

Última Edição