Phishing Saiba como se prevenir

Publicado em 27/06/2014 23:06

Assim como uma simples pesca, o phishing é utilizado por cibercriminosos para a prática ilícita na intenção de obter dados pessoais, utilizando a internet, para enganar os internautas; portanto, se você gosta de comprar pela web, leia o texto abaixo, até porque toda dica é sempre bem vinda.
O que é um ataque de phishing?
Esse tipo de ataque é utilizado para o cibercrime, onde requer muita prática e métodos, pois o criminoso cria uma réplica (cópia) de todo o conteúdo de um site. Um exemplo comum foi o caso dos estelionatários de São Paulo onde clonaram a página de um banco.
Logo em seguida, os criminosos enviaram por e-mail dezenas de cobraças, mas, ao inserir as informações no website, todos os dados do cliente foram enviados a quadrilha, devido á aquele site, apesar de muito parecido com o original, ser uma grande fraude.
Para se proteger dessa ameaça, devemos tomar vários cuidados, por exemplo, ao receber um e-mail não saia preenchendo o formulário com informações sigilosas, saiba o fundamento daquele e-mail, depois não adiantara chorar pelo leite derramado.
Se o e-mail enviado a você for sobre cobrança e você ficar com dúvidas, procure por seu gerente, procure auxílio, pois esses profissionais são treinados para esse tipo de situação e estão hábitos a lhe ajudar.
Um caso verídico aconteceu em uma cidade vizinha da nossa região, onde a família recebeu uma ligação sobre o suposto sequestro a um membro da família. Todos estavam desesperados, e, ao chegarem ao banco para fazer o suposto depósito para os fraudadores, o gerente notou algo estranho, resumo da história, não havia nenhum sequestro.
Geralmente sites que lidam com transações financeiras, ou dados sigilosos começam com a URL https://, em vez de somente http://, a presença do “s” no final do HTTPS quer dizer que o site é criptografado ou seja, lida com seus dados de forma segura.
Ao invés de sair clicando em links, digite-os se você souber, pois, em vários e-mails que já vi o link estava perfeito, mas o final dele, ao invés de acabar com: .com, .br ou .gov, o mesmo acabava com o .exe, detalhe .exe é arquivo executável e não link.
E, claro, mantenha sempre um bom antivírus instalado em seu computador.

Última Edição