PREFEITURA DE SANTA FÉ DO SUL INICIA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA
Na manhã da última quarta-feira (3), a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul reuniu secretários municipais e representantes de todas as pastas, na sala de reuniões do Paço Municipal, para dar início à elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, uma determinação do Tribunal de Contas que tem como objetivo estruturar políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos.
A reunião contou com a presença da primeira-dama Elaine Mura, que ressaltou a importância da iniciativa. “Este plano é essencial não apenas para atender às exigências dos órgãos de controle, mas, principalmente, para garantir que nossas crianças tenham acesso a um desenvolvimento pleno, com ações integradas nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura e esporte”, destacou Elaine.
A técnica da Secretaria de Educação, Ane Kelly, apresentou as diretrizes do trabalho que será conduzido nos próximos meses, enfatizando a construção de um comitê intersetorial, que foi constituído em portaria do gabinete do prefeito nesta ocasião.
“Estamos estruturando um planejamento que envolve todas as secretarias, a sociedade civil e, acima de tudo, as próprias crianças. Vamos ouvir o que elas têm a dizer, sejam das escolas, das unidades de saúde ou as assistidas pelo Cras, para que possamos construir uma cidade melhor para elas”, explicou Ane Kelly.
A secretária municipal de Educação, Marilza Marques, também ressaltou o papel estratégico do plano. “Nosso desafio é organizar em um documento único as ações que já existem e criar novas diretrizes para fortalecer a atenção à primeira infância, garantindo o desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirmou.
O Plano Municipal pela Primeira Infância será elaborado de forma coletiva e participativa, reunindo gestores, profissionais, instituições parceiras e a sociedade. A iniciativa reafirma o compromisso da administração municipal, sob a liderança do prefeito Evandro Mura, em investir no presente e no futuro das crianças de Santa Fé do Sul.