PREFEITURA DE SANTA FÉ DO SUL REALIZA REUNIÃO INSTITUCIONAL SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS – FASE V DA AUDESP
A Prefeitura de Santa Fé do Sul realizou, na manhã da última quarta-feira (21), uma reunião institucional voltada às orientações para a Prestação de Contas – Fase V da Audesp, na Sala de Reuniões do Paço Municipal. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Administração, por meio da Escola de Governo, com o objetivo de orientar e alinhar procedimentos junto às entidades parceiras do município.

A capacitação contou com a participação de Cesar Augusto Chagas Gualdi, da empresa BW Sistemas, que apresentou esclarecimentos técnicos e uma demonstração prática do sistema de Prestação de Contas utilizado pela Prefeitura. A abertura da reunião foi realizada pelo secretário municipal de Administração, César Melo, que destacou a importância da padronização das informações e do cumprimento das exigências do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Durante o encontro, foram abordados temas como a Apresentação da Fase V da Audesp, orientações técnicas sobre o correto preenchimento das informações, demonstração prática do sistema e esclarecimento de dúvidas, promovendo o alinhamento de procedimentos entre o poder público e as entidades do Terceiro Setor.
A Audesp (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos) é o sistema eletrônico do TCE-SP utilizado para o envio e acompanhamento das informações contábeis, financeiras, orçamentárias e patrimoniais. A Fase V é voltada especificamente à Prestação de Contas das entidades do Terceiro Setor, que recebem recursos públicos por meio de convênios, termos de colaboração ou de fomento, assegurando legalidade, transparência e controle social.
Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: de Santa Fé do Sul, Santa Casa de Misericórdia, Lar Orvalho de Luz, Lar São Vicente de Paulo, Lar Madre Paulina, Chácara Jerusalém, Apae e Gavas; de Barretos, Hospital de Amor – Fundação Pio XII –; de São José do Rio Preto, Funfarme – Hospital de Base –; e de Fernandópolis, Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis (ADVF) e Apae.
O secretário César Melo destacou que as entidades foram convocadas para esse treinamento devido à necessidade e obrigatoriedade do cumprimento das novas exigências da Prestação de Contas – Fase V da Audesp, uma vez que o não cumprimento impossibilita a entidade de receber novos recursos.
Como resultado, a ação busca garantir a padronização e correta execução da Prestação de Contas, reduzir inconsistências e apontamentos junto ao TCE-SP, fortalecer a parceria institucional entre a prefeitura e as entidades e assegurar transparência, legalidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

