RENOVADO PARA MAIS UM ANO CONVÊNIO ENTRE O HOSPITAL DE AMOR E PREFEITURA PARA O PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO

Publicado em 8/04/2024 09:04

Na última segunda-feira (1°), a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, renovou o convênio para mais um ano junto ao Hospital de Amor de Barretos para o Programa de Prevenção do Câncer de Colo Uterino.
Em reunião no gabinete, estiveram presentes para a assinatura do convênio, o prefeito Evandro Mura; a secretária de Saúde, Rosana Vassoler; a diretora de Saúde, Priscila Bello; e o coordenador do Programa de Prevenção do Câncer de Colo Uterino, Marcelo Almeida.


Com duração de um ano, o convênio oferece de forma gratuita à todas as mulheres do município a realização do exame citopatológico do colo uterino, popularmente conhecido como Papanicolau.
A leitura do exame é feita pelo Hospital de Amor e, em caso de exame alterado, a mulher é convocada para avaliação no próprio hospital e, se confirmado o diagnóstico, o tratamento já é iniciado.


Além da busca ativa para que as mulheres do município façam o exame regularmente, o convênio também proporciona a utilização do método de rastreio mais eficaz que existe hoje no mercado, que é a citologia em meio líquido.

O coordenador do programa, Marcelo Almeida, também apresentou dados referentes ao município de Santa Fé do último ano, onde foi possível identificar a realização de 2.466 exames e, destes, 50 alterados, sendo necessária a convocação dessas pacientes para exames complementares.
“Essa é a comprovação de que esse convênio é de extrema importância para mantermos o programa ativo e oferecermos o que há de melhor para as mulheres do nosso município, especialmente em se tratando de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de colo uterino”, ressaltou a secretária de Saúde, Rosana Vassoler.
O prefeito Evandro Mura agradeceu a parceria ao coordenador Marcelo e parabenizou o trabalho da Saúde do município. “A nossa equipe não mede esforços para manter esse trabalho ativo com as mulheres de Santa Fé e o convênio para o programa de prevenção é justamente para incentivar as mulheres a realizarem o exame e, em caso de alterações, o tratamento ser feito rapidamente para que as lesões não venham a se tornar uma doença mais grave no futuro”, concluiu Mura.

Última Edição