RIO-PRETENSE FOTOGRAFA O QUE SERIA NAVE RUSSA ‘EM QUEDA
Virou assunto na mídia internacional e motivou até um “banco de apostas” na internet o destino da nave-cargueiro russa Progress M-27M, que apresentou problemas horas depois de decolar rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
Desde o fracasso da operação, a agência espacial russa, a Roscosmos, divulgou que monitora a nave-cargueiro e informou que a mesma deveria retornar à atmosfera da Terra entre os dias 5 e 7 de maio. E, acredite, Rio Preto faz parte da imensa rota traçada pelos russos para passagem da nave em queda.
Pois o publicitário rio-pretense Fabrizzio Riente acredita que fotografou o que e seria a nave-cargueiro russa A imagem de algo branco no céu da cidade foi captada no início da tarde de quarta-feira, dia 6, entre as 18h e 18h05. O horário em que a foto foi tirada é exatamente o período em que estava prevista a passagem do objeto voador pelos céus do Estado de São Paulo.
Riente, que fez a imagem com uma máquina fotográfica Canon 650D, utilizamndo uma lente Tamrom de 1000mm, com foco manual, no terreno de um condomínio às margens da BR-153, conta como fez a foto. “É um assunto que me interessa e leio bastante a respeito. Então, no horário indicado, eu montei o tripé e fiquei esperando. Esse foi o único ponto luminoso visto no céu e me leva a crer que era a nave, sim.”
De acordo com o professor Alexandre Neves, físico do CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura), é possível que a Progress M-27M tenha sido vista a olho nu em Rio Preto. “Se a foto foi tirada entre 18h e 18h05, é muito provável que seja, realmente, a nave porque bate com a confirmação dos dados do parâmetro orbital de localização.”
Roscosmos informou que o voo desde o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, até o espaço, ocorreu normalmente. Porém, 1,5 segundo antes da separação da nave do veículo lançador, houve perda de dados do sistema de telemetria (responsável por enviar informações para a Terra).
Ainda de acordo com a agência, houve tentativas para que ocorresse a ancoragem segura da nave não-tripulada na Estação Espacial, mas o plano foi descartado por apresentar riscos. “Estamos atualmente monitorando os sistemas e os especialistas da Roscosmos deverão nos informar prontamente a evolução do caso”, diz o texto. Diário Web