SAIBA COMO PROTEGER OS PETS DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO NAS COMEMORAÇÕES DE FINAL DO ANO
A frequência do som emitida pela explosão dos fogos de artifício nas comemorações de fim de ano pode ser captada com muito mais intensidade pelos animais domésticos, principalmente os cachorros. Por isso, a época da virada de ano é sempre uma preocupação para os pais de pets.
Para saber o que fazer e como agir nos momentos em que os fogos estiverem intensos, o g1 conversou com o veterinário Henrique Neto, que destacou várias técnicas para serem utilizadas nos momentos de datas comemorativas.
DICAS
Fechar as janelas e portas da residência para que o impacto do som seja minimizado;
algodão no ouvido do animal pode ser uma estratégia para minimizar o impacto do som dos fogos; segurar o pet no colo pode ser uma estratégia para acamá-lo; distraí-lo com brinquedos, para desviar a atenção do animalzinho pode acalma-los; colocar uma música calma para que ele se sinta confortável pode ajudar.
Para quem opta por usar medicamentos tranquilizante nos animais, o profissional faz uma alerta: é sempre importante consultar um veterinário antes de dar qualquer medicamento para animais.
LEI EM SANTA FÉ DO SUL
Existe uma lei que proíbe o uso de fogos de artifício em Santa Fé do Sul.
A Lei nº 17.389, de 28 de julho de 2021, proíbe a queima, soltura, armazenamento, transporte e comercialização de fogos de artifício de estampido e de artefatos pirotécnicos que produzam ruídos.
Além disso, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que proíbe a fabricação, o comércio, o transporte, o manuseio e o uso de fogos de artifício de estampido e de artefatos pirotécnicos que produzam ruídos. Com ajuda de g1.