SANTA FÉ DO SUL BATE RECORDE AMBIENTAL E TRANSFORMA MAIS DE 205 MIL GARRAFAS PET EM SÍMBOLO DE EDUCAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E DO 20º SONHO DE NATAL
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul celebrou, na última quarta-feira (10), no Palco da Praça Salles Filho, mais um marco histórico do Projeto de Arrecadação de Garrafas PET do Sonho de Natal 2025. Com 205.780 garrafas arrecadadas, o município atingiu um novo recorde, reforçando o compromisso com a educação ambiental, a sustentabilidade e a decoração consciente do maior evento natalino da cidade.
A ação integra o Sonho de Natal, que em seus 20 anos de história já contabiliza cerca de 7 milhões de garrafas PET arrecadadas, transformadas em elementos decorativos que iluminam e embelezam a cidade, ao mesmo tempo em que promovem a correta destinação de resíduos e a preservação do meio ambiente. Trata-se de um projeto ambiental que alia consciência ecológica, educação cidadã e criatividade, considerado uma das iniciativas de decoração natalina mais sustentáveis do Brasil.

O evento contou com a presença maciça de alunos das escolas municipais, particulares, da Apae, além de pais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e colaboradores da educação. Também prestigiaram a entrega e sorteio das bicicletas, o prefeito Evandro Mura, a primeira-dama Elaine Mura, o vice-prefeito Capitão Benitez e a dama Fernanda Benitez, a secretária municipal de Educação, Marilza Marques, além dos vereadores Vaguinho Lopes, José Rollemberg, Ronaldo Lima e Maicon da Santa Casa. Foram entregues 38 bikes.

O prefeito Evandro Mura destacou que a arrecadação de garrafas PET vai muito além da decoração do Sonho de Natal. “Esse projeto une educação ambiental, participação popular e sustentabilidade. É um exemplo de como cuidar do meio ambiente, envolver nossas crianças e jovens e, ao mesmo tempo, transformar tudo isso em beleza para a nossa cidade”, afirmou.
O vice-prefeito Capitão Benitez reforçou que o envolvimento das escolas e das famílias demonstra que Santa Fé do Sul construiu uma cultura sólida de preservação ambiental e responsabilidade social.
A secretária municipal de Educação, Marilza Marques, celebrou o recorde alcançado em 2025 e ressaltou o papel fundamental dos estudantes, das famílias e das equipes escolares. “Superamos novamente a arrecadação graças à consciência ambiental dos nossos alunos, ao apoio dos pais e ao incentivo das gestões escolares. É um trabalho coletivo que gera resultados concretos. O meio ambiente agradece”, destacou.
Além do caráter ambiental, o projeto mantém viva a tradição do Sonho de Natal por meio da premiação aos alunos, incentivando a participação e o engajamento. A Administração Municipal agradeceu às empresas, instituições e colaboradores que doaram bicicletas e outros prêmios, fundamentais para fortalecer a iniciativa e estimular a participação contínua da população.
Os números da arrecadação de 2025 reforçam o sucesso do projeto. A Escola Municipal “Professor José Carlos Arantes” foi a que mais arrecadou, com 41.290 garrafas, enquanto o aluno Oliver Martins Bassi, da mesma unidade escolar, foi o destaque individual, arrecadando 32.630 garrafas. No total, todas as escolas participantes somaram 205.780 garrafas PET, envolvendo unidades da educação infantil, ensino fundamental, escolas particulares, Apae e Cecafe.
Para a Administração Municipal, o Projeto de Arrecadação de Garrafas PET do Sonho de Natal é um exemplo de política pública que educa, conscientiza e transforma, mostrando que é possível unir meio ambiente, educação e cultura em uma ação contínua, participativa e que orgulha Santa Fé do Sul.
Durante o evento, também foi realizado o sorteio das bicicletas entre os alunos participantes da campanha de arrecadação de garrafas PET. A Escola “José Carlos Arantes”, que se destacou como a unidade que mais arrecadou material reciclável, foi contemplada com três bicicletas, entregues aos alunos Marya Eduarda Benito A. Martins (5º C), Kauã Cavalheiro Seniciato (5º C) e Samuel Magri de Souza (3º C).
No sorteio geral, outras 13 bicicletas foram entregues a alunos de diferentes escolas da rede municipal de ensino, contemplando diversas faixas etárias. Foram sorteados os estudantes Yasmim Quitana (Pré I C), da Emei “Anízia Zancanella de Figueiredo”; Wilker Galdino Lima (Maternal II C), da Empi “Flammarion Corrêa”; Pedro Romero (2º A), da Escola “Cirley Volpe Lopes”; Cecília Silva Calef (Pré II A), da Empi “Geny de Lourdes Novelli Fonseca Rosas”; José Humberto Neto (3º B), da Escola “Cirley Volpe Lopes”; Davi Latorre Camargo (Pré II A), da Emei “Suely Sartori Gonzales”; Mateus Soares (8º A), da Escola “Thereza Siqueira Mendes”; João Miguel Alves Assunção (1º A), da Escola “Marina de Oliveira”; Pedro da Silva Leão (4º A), da Escola “Benedicto de Lima; Maria Clara Cabral A. Leal (Maternal I), da Empi “Nair de Oliveira Vicente”; Ruan Davi Adriano da Silva (3º A), da Escola “Benedicto de Lima”; Bernardo Lima (Pré I C), da Emei “Anízia Zancanella de Figueiredo”; e Thales G. S. Mariane (6º B), da Escola “Benedicto de Lima”.

