SANTA FÉ DO SUL CONQUISTA A LIBERAÇÃO DO AERÓDROMO MUNICIPAL PARA POUSOS E DECOLAGENS
Desde a última quinta-feira, 28, o Aeródromo Municipal de Santa Fé do Sul está oficialmente liberado pelos órgãos reguladores da aviação no Brasil para o funcionamento de pousos e decolagens. O espaço passa a ter a nova nomenclatura Santa Fé do Sul – SSA2 –, após processo de regularização conduzido junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e demais autoridades competentes.
O secretário de Administração, Cesar Melo, destacou que desde o início da gestão do prefeito Evandro Mura e do vice-prefeito Capitão Benitez foram adotadas medidas para atender todas as exigências legais e suprimir os apontamentos feitos pelos órgãos reguladores.
“Durante esse período, realizamos adequações estruturais e documentais para garantir a regularização. Hoje o aeródromo conta com pista homologada de 650 metros, devidamente pavimentada, corrigindo um registro que ainda constava como pista de terra”, afirmou.
BENEFÍCIOS IMEDIATOS
Com a regularização, o aeródromo retoma sua função para pousos e decolagens, permitindo maior mobilidade aérea em Santa Fé do Sul. Atualmente, é utilizado por empresários locais, aeronaves agrícolas, além de se tornar um ponto estratégico para recepção de turistas e novos investidores.
A reativação do aeródromo também fortalece a logística de transporte aéreo e o fomento econômico da cidade, sendo fundamental para eventos, feiras de negócios e turismo. Um dos exemplos é a parceria com o cantor Zé Neto, que se tornou sócio da empresa Biotil Fertilizantes, do grupo Ambar Amaral, dando grande visibilidade às características turísticas de Santa Fé do Sul. O turismo de pesca esportiva, que já atrai visitantes de várias regiões do Brasil, terá ainda mais facilidade de acesso com o uso da pista.
PROJETO DE EXPANSÃO
A Prefeitura de Santa Fé do Sul já planeja a ampliação do aeródromo. Foram adquiridas áreas adjacentes para a construção de uma nova pista de mais de mil metros, moderna, com iluminação e balizamento para voos noturnos. A pista atual será destinada ao taxiamento, ampliando ainda mais a infraestrutura para o futuro.
O prefeito Evandro Mura ressaltou a importância da conquista: “Restabelecer o funcionamento do aeródromo de Santa Fé do Sul é uma vitória que traz desenvolvimento, fomenta o turismo e abre novas oportunidades de negócios para toda a nossa região. É mais um passo importante da nossa administração para garantir avanços concretos no crescimento da nossa cidade e que trará benefícios para nossa região.”
Com esta liberação, Santa Fé do Sul reafirma sua posição como polo turístico e econômico, fortalecendo a mobilidade, a atração de investimentos e o desenvolvimento regional.