SANTA FÉ DO SUL É NOVAMENTE CERTIFICADA NO MUNICÍPIO VERDEAZUL E FICA EM 27º LUGAR ENTRE AS CIDADES DE PEQUENO PORTE
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul recebeu, na terça-feira (19), o ‘Certificado Município Verde Azul’ do Governo do Estado de São Paulo. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ortêncio Ramos Vieira Sobrinho; da interlocutora do Programa Município VerdeAzul, a engenheira agrônoma Samara Teles Ferraresi; e do engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian.
Este ano o ciclo contou com a participação de 412 municípios do Estado de São Paulo. Com nota 78, Santa Fé do Sul conquistou o 27º lugar entre os municípios de pequeno porte, de 10 mil a 49.999 mil habitantes (Classificação I). Em 2022 o município ficou em 56º lugar.
O secretário Ortêncio Ramos Vieira Sobrinho destaca todo o esforço que o Governo de Santa Fé do Sul tem realizado com o intuito de melhorar a classificação. “Temos trabalhado para conseguir melhorias e alcançar o objetivo. A expectativa é de melhorar todas as ações dentro das diretivas do programa, que agora também passa por algumas mudanças em relação ao ciclo passado, para que a cada ano possamos evoluir nas ações da gestão ambiental”, pontuou.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência ambiental nos municípios. Os municípios são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Esgoto Coletado e Tratado, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Biodiversidade, Arborização Urbana, Uso do Solo e Resíduos Sólidos.
“A certificação e Qualificação l é importante para reconhecer as ações que conquistamos na questão ambiental. Houve ascensão na posição devido ao novo formato de classificação, o que a tornou mais justa dentro das possibilidades de cada município. Nosso objetivo é trabalhar para o desenvolvimento das ações ambientais cada vez mais”, destacou Samara Teles Ferraresi.