SANTA FÉ DO SUL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA AVANÇAR NAS CERTIFICAÇÕES DO PROGRAMA SÃO PAULO AMIGO DO IDOSO

Publicado em 21/07/2023 08:07

O governo do Estado de São Paulo criou, em 2012, o Programa São Paulo Amigo do Idoso como instrumento de promoção de amplo processo de mobilização regional, de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo.

 


Na quarta-feira da semana passada (12), o assistente social José Antônio de Andrade; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ortêncio Vieira Ramos; a psicóloga Maria Alice Pondenciano e a facilitadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Idosos, Michaela Hipóleto, estiveram em Meridiano para participar de uma reunião técnica para uma capacitação referente ao Guia de Orientação do Selo Paulista de Longevidade e apresentação do programa.


O programa é a maior iniciativa no Brasil voltada para idosos. Por meio dele, o Governo Estadual investe em equipamentos para atividades físicas, centros de ensino e pesquisa, inclusão digital, cursos de graduação e pós-graduação especializados no atendimento ao idoso, centros de saúde e hospitais habilitados a anteder essa população, além de atividades culturais e de lazer.


A socióloga Daniela Ribeiro da Silva, da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, fez um detalhamento descritivo sobre o Selo Amigo do Idoso, que tem como objetivo principal estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso, constituindo na certificação para a obtenção dos Selos Inicial, Intermediário e Pleno. Na sequência, cada um dos selos foi devidamente apresentado e os municípios souberam como deverão apresentar as informações comprobatórias para a habilitação e aquisição dos mesmos.
José Antônio explicou que Santa Fé do Sul já aderiu ao programa e possui o Selo Inicial. “Para aderir ao programa e receber o Selo Inicial era preciso criar o Conselho Municipal do Idoso, realizar diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso, realizar diagnóstico com os idosos do município, incluir ações para garantia dos direitos dos idosos nos planos municipais de saúde e de assistência social, adequar ou ampliar a cobertura vacinal de idosos e implantar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos. Tudo isso já foi feito e já obtivemos o Selo Inicial. Agora estamos trabalhando nas medidas necessárias para a certificação do Selo Intermediário”.

Última Edição