SANTA FÉ PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS E ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA
Representantes do Governo Municipal de Santa Fé do Sul participaram na última quarta-feira (13), em São José do Rio Preto, da capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.
No curso foram abordados temas como o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, a política nacional de segurança de barragens, aspectos legais e a importância da elaboração de planos de emergência.
Representantes das Secretarias de Administração, Saúde e Agricultura, além da Guarda Civil Municipal e Saae, foram capacitados para atuarem de forma eficaz na prevenção e resposta a situações de risco.
A interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Samara Ferraresi, disse que a participação tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos sobre a elaboração de Planos de Contingência e que Santa Fé do Sul já conta com um dos planos coordenados pela Defesa Civil. “Estamos aprofundando nossa capacitação que estabelece diretrizes e ações para reduzir os riscos de desastres no Brasil, abrangendo prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Essa política visa integrar diversas áreas, como ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, educação, meio ambiente, assistência social, entre outras, promovendo o desenvolvimento sustentável”, disse Samara.
O engenheiro Agrônomo, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Vagner Gurian, disse a capacitação contribuiu significativamente para o aprimoramento técnico da equipe municipal, fortalecendo a capacidade de resposta, aperfeiçoando o Plano de Contingência Municipal (PlanCon) e o planejamento preventivo frente a possíveis desastres hidrológicos. “Foi um evento de grande relevância técnica e institucional, abordando de forma clara e objetiva os principais desafios e responsabilidades dos municípios frente à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, especialmente no que diz respeito à prevenção e mitigação de riscos relacionados às barragens”, concluiu.