SAÚDE AMPLIA AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM SANTA FÉ DO SUL
Buscando realizar ações que envolvam toda a população, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem ampliado as ações de trabalho no combate à dengue.
Na última sexta-feira (1º), aconteceu o Dia D de Mobilização contra as arboviroses urbanas. A ação teve como finalidade a intensificação das visitas residenciais com orientação e eliminação de criadouros. Na área comercial foi realizada a entrega de panfletos e interação com os personagens lúdicos. O dia D também contou com a nebulização nos córregos e aplicação de larvicida.
No sábado (2), também foi Dia de Mobilização Nacional contra a Dengue. A iniciativa inclui medidas simples que o morador deve fazer semanalmente em sua residência para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo a responsável pela IEC (Informação, Educação e Comunicação) do Setor de Vetores, Patrícia Leite Marques Tizzo, a prática dos “10 minutos contra a Dengue” pode trazer importantes benefícios para todos. “Se todos seguirem à risca os cuidados propostos pelos “10 Minutos Contra a Dengue”, teremos bons resultados. É fundamental a colaboração da população nas ações diárias de combate à dengue. É necessário que cada um faça a sua parte e deixe seu quintal livre de criadouros do mosquito”, pontuou.
Além desses dois dias específicos, o município também realiza a Orla sem Dengue, em que acontece regularmente a visita aos ranchos. Além da campanha Verão sem Dengue, com visitas de casa a casa e bloqueio de controle de criadouros – com parceria com as imobiliárias para vistoria das casas fechadas para locação e venda, nebulização em bueiros, tratamento dos córregos e ações educativas nas escolas municipais, estaduais e particulares.
“É muito importante divulgar essas medidas para todos, pois quanto mais pessoas envolvidas nesse cuidado, maior será a diminuição dos criadouros”, reforçou Patrícia.
CONFIRA AS AÇÕES QUE COMPÕE OS “10 MINUTOS CONTRA A DENGUE”
Mantenha o ralo sempre limpo, lave e mantenha a caixa d’água tampada, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha as lixeiras tampadas, mantenha o pote dos animais higienizados, guarde pneus em locais cobertos, limpe a laje e as calhas para não acumular a água das chuvas, coloque areia nos pratinhos dos vasos, guarde as garrafas de boca para baixo e mantenha as piscinas limpas e tratadas com cloro.