SECRETARIA DA SAÚDE IMPLANTA COMITÊ A FIM DE ELEVAR A COBERTURA VACINAL ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO
Na tarde da última terça-feira (26), a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma reunião para a formação do comitê para desenvolvimento do microplanejamento das ações de cobertura vacinal do município. A iniciativa contou com a presença de representantes de diversos setores públicos, igrejas e comunidade.
De acordo com a enfermeira da sala de vacinas da Clínica de Atenção à Saúde (Clias), Drielen Bertolassi, a reunião teve como finalidade instituir um comitê onde possam estudar e discutir medidas para alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes vacinados, já que o indicador vacinal do município está muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde.
O intuito do comitê é de aproximar a população às ações já realizadas pela Secretaria de Saúde. Ao longo do ano várias campanhas de vacinação são realizadas, porém nem sempre é aderida é pela população. “Buscamos por meio deste comitê essa proximidade, entre a Saúde e a nossa população, um apoio para discutir sobre as dúvidas e levar a informação correta a nossa população, por meio das demais secretarias municipais, entidades, igrejas, grupos, impressa e associações”, destacou Drielen.
Durante a reunião foi falado sobre as próximas campanhas de vacinação, além de sugestões para captar as crianças que estão com as vacinas atrasadas, colocação do trailer itinerante nas escolas, busca ativa por telefone, junto aos responsáveis da criança ou adolescente, entre outros pontos.
Segundo a secretária de Saúde, Rosana Vassoler, a criação do comitê é necessária, além de ser recomendada pelo Ministério da Saúde, a proposta tem como base a necessidade de aumentar as coberturas vacinais, que tem tido uma queda significativa, principalmente após a pandemia da Covid-19.