SECRETARIA DA SAÚDE REFORÇA CUIDADOS PARA O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI COM CAMPANHA VERÃO SEM DENGUE
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio do Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciou neste mês de janeiro as ações de combate à Dengue, Zica e Chikungunya, com a campanha Verão Sem Dengue.
Como de costume, neste período do ano, com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o trabalho dos agentes do Controle de Vetores é intensificado junto aos moradores da cidade, com o intuito de limpar os quintais e acabar com a água parada, que venham servir de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.
Segundo a secretária de Saúde, Rosana Vassoler, é importante que esse cuidado com a limpeza dos quintais aconteça durante o ano todo, porém, durante o verão, o aumento de proliferação do Aedes aegypti é ainda maior, visto que as chuvas são mais frequentes neste período em nossa cidade e região, e às vezes as pessoas esquecem recipientes que podem acumular essa água das chuvas, como vasos, pneus, garrafas e “onde tem água parada o mosquito faz morada”, como diz o slogan da campanha Verão sem Dengue.
“Além do mosquito Aedes aegypti, outro mosquito que também deve ser combatido é o Palha, que é responsável por transmitir doenças como a Leishmaniose. Portanto, o trabalho deve ser sério e frequente, para que a população se conscientize e mantenha seus quintais limpos”, destacou Rosana Vassoler.
O combate aos mosquitos começa na casa de cada um, por isso os agentes do Controle de Vetores visitarão casa por casa, de segunda a quinta-feira, para recolher e eliminar possíveis focos de mosquitos e também para orientar a população sobre os cuidados necessários, como manter as garrafas viradas para baixo, evitar água para em qualquer recipiente, manter limpos os ralos e bebedouros dos animais, entre outros cuidados do dia-a-dia.
“A ação dos agentes é contínua, mas para que o trabalho seja realmente efetivo, a população precisa colaborar, recebendo os agentes em suas residências, deixando com que eles façam as limpezas necessárias e também seguindo as orientações e mantendo seus quintais limpos”, concluiu a secretária de Saúde, Rosana Vassoler.