SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÉMICA

Publicado em 5/05/2017 12:05

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul realizou ontem, dia 4, no Campus II da Funec, uma palestra sobre hipertensão arterial sistémica ministrada pelo médico cardiologista Alípio Antunes Filho para os agentes comunitários do município, técnicos em enfermagem e médicos estagiários do curso de extensão de atualização em Medicina.
A enfermeira e coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Milena Cristina Pietrobon Vasques, disse que o objetivo da palestra é capacitar os funcionários para que possam alertar a população sobre os riscos da hipertensão arterial, considerada assassina silenciosa, e a importância do acompanhamento do paciente nas Estratégias de Saúde da Família.
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre as 20 doenças que mais matam no Brasil, a hipertensão aparece na quinta colocação, são cerca de 30 milhões de brasileiros atingidos.
A pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, manifestando-se já em estágio avançado e podendo provocar derrames, doenças do coração, paralisação dos rins e lesões nas artérias.
Alguns dos fatores de risco que podem ocasionar o surgimento da hipertensão, como idade, gênero, etnia, excesso de peso ou obesidade, ingestão excessiva de sal e de álcool, sedentarismo, ou ainda fatores genéticos combinados ou não dentro de um contexto de estilo de vida pouco saudável. O diagnóstico pode ser realizado de forma bastante simples, através da aferição da pressão arterial e avaliação médica.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Última Edição