SEDENTARISMO É PORTA DE ENTRADA PARA AS DOENÇAS SILENCIOSAS
Para algumas pessoas, praticar atividade física não é tão importante assim. No entanto, para outras ela é necessária, mas a falta de tempo, muitas vezes, dificulta o cuidado com a saúde.
Pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, em junho de 2015, revela que 45,9% da população brasileira têm hábitos sedentários, ou seja, 67 milhões de pessoas. De acordo com especialista, 150 minutos por semana de alguma atividade física, já é o suficiente para espantar o mal, que pode acarretar doenças silenciosas.
Segundo a professora de Educação Física da Escola de Saúde da Uscs – Universidade de São Caetano -, Denise de Oliveira Alonso, a falta de atividade é fator determinante para aparição de doenças silenciosas e que afetam a saúde a longo prazo, como diabetes, pressão alta e osteoporose.
Denise simplifica que sair do sedentarismo não exige muito, já que apenas 150 minutos por semana bastam para que o quadro não faça parte do cotidiano. “Apenas 30 minutos de atividade por dia podem ser divididos da maneira que o praticante quiser. Quinze minutos de manhã e 15 à noite ou 10 minutos três vezes por dia. O importante é fazer algo que goste”, explicou a professora.
Denise também ressalta que o sedentário tem que adotar um estilo de vida mais ativo. “Ao invés de utilizar o elevador, tente usar as escadas. Evite ficar muito tempo assistindo televisão. Vá ao mercado a pé. São pequenas coisas que podem tirar a pessoa do sedentarismo exacerbado.”
O redator Carlos Henrique Dias, que vive em Utinga, em Santo André, disse que não encontra condição para a prática de atividade física, pois leva muito tempo se deslocando entre o trabalho e sua residência. “Gostaria de fazer alguma coisa, mas devido ao serviço, estou sem tempo”, contou.
A professora Denise lembra também que não é aconselhável iniciar atividade de um dia para o outro, sem que haja algum preparo. “Não é produtivo e é prejudicial. Não adianta ir para a academia aos fins de semana e se matar de fazer exercícios, se nos outros dias não faz atividade alguma. Em uma semana sem atividade, o corpo perde todos os benefícios que ganhou”.
Para sair de uma vez do sedentarismo que acompanha grande parte da população brasileira, a professora dá a dica de experimentar atividades diferentes, até encontrara alguma que agrade, assim como contar com a companhia de amigos e sempre buscar iniciar as atividades e maneira leve, porém constante. Diário do Grande ABC