Tecnologia na educação
Ao analisar a tecnologia, muitas pessoas ressaltaram que o uso dela deixou as pessoas dependentes, e que a chegada alavancada da tecnologia fez com que aquela pilha de livros fosse substituída por arquivos digitais.
Horas transformaram em minutos, e o processo que levaria horas não passa apenas de alguns cliques.
Empresas deixaram de lado o caderno de anotações e passaram a adotar mecanismos tecnológicos um para melhor desempenho e menor probabilidade de erro.
E, mesmo com todo avanço, com todas as dúvidas e críticas, ainda conseguimos ver a carência de muitas pessoas a lidar com ela.
Acompanhando sites e blogs de tecnologia, podemos ver que o modo de ensino também tem tornado algo inovador, pois professores estão sendo obrigados a aprender novos métodos de ensino, afinal o mundo se tornou competitivo, e a aprendizagem, que antes era para conhecimento, passou a ser enxergada como oportunidade para o mercado de trabalho, uma vez que quanto mais tecnologia você dominar, maior a probabilidade de um bom emprego.
O método de ensino tende a ficar mais avançado, deixando de lado o famoso quadro negro e o giz, sendo aderidos computadores, notebooks e até tablets.
A internet cresceu de tal maneira e velocidade que possibilitou o homem navegar dentro de um corpo humano, além de viajar ao interior do planeta sem sair do lugar.
Para melhorar o método de ensino, a escola precisa modernizar, para não tornar-se uma instituição ultrapassada e desinteressante, embora sabemos que, mesmo lentamente, algo já vem sendo mudado. É importante que nossos professores e sistemas de ensino estejam preparados para tal mudança.
O foco principal não é pegar simplesmente o que está no quadro negro e passar para o computador, e, sim, fazer com o que está no quadro negro seja passado para o computador, mas de uma forma simples e mais atrativa, afinal não é a forma que está no quadro que faz a diferença, e, sim, a metodologia como é ensinada.
Os benefícios que a tecnologia pode proporcionar são imensos; no entanto, é preciso que o professor domine as ferramentas disponíveis, fortalecendo ainda mais o conteúdo, melhorando a dinâmica de suas aulas.