TEMPESTADE CAUSA DESTRUIÇÃO EM CAMPINAS
Uma tempestade atingiu a cidade de Campinas na madrugada de ontem 5. Os prejuízos materiais foram grandes, porém não há confirmação de mortos.
Os ventos fortes e muitos raios assustaram moradores, destelhando casas e causando muitos estragos pela cidade durante a madrugada. A Defesa Civil de Campinas estima que os ventos alcançaram pelo menos 100 km/h.
A chuva chegou a 74 milímetros em apenas 45 minutos, inclusive com incidência de granizo. Não foi divulgado o número de feridos devido à tempestade, e 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Pelo menos cem árvores caíram.
O fenômeno se caracteriza por uma queda brusca de ar das partes mais altas da atmosfera para o solo em altíssimas velocidades, o que provoca grande destruição e quase sempre causa os mesmos danos que um tornado fraco, porém em linha reta.
Os bairros mais atingidos ficam na parte mais nobre da cidade. O prefeito de campinas já admitiu que o fenômeno que causou a destruição foi realmente um tornado. As imagens de satélite indicavam precipitação moderada, porém, as nuvens baixas em convecção se transformaram em nuvens de tempestades. Foram observadas muitas descargas elétricas. G1