Tópicos da Semana – Edição de 1402/15.

Publicado em 13/02/2015 23:02

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson – Tatto

Charge 14-02Pediupaparaparô
Paramos. Estamos em festa. O Brasil, na maioria dos estados brasileiros, estará literalmente parado até Quarta-feira de Cinzas, quando voltaremos à realidade nua e crua. Em alguns estados, no entanto, a alegria do Carnaval ainda continuará por mais uma ou duas semanas, e olha que pra muita gente desse Brasil varonil a maior festa popular já começou há muito tempo, se é que já chegou a parar algum dia.
Respiro
Evidentemente que tem muita gente por aí se sentindo aliviado, até porque durante os dias de Carnaval não temos dívidas, não somos um dos países com maior número de analfabetos, não temos a grande parte da população vivendo na miséria, nossos políticos corruptos são agora somente feitos de papelão, uma vez que usamos máscaras de prefeitos, deputados, senadores…Sem contar, evidentemente, a nossa presidenta da República, Dilma Roussef, que, com certeza, estará presente em muitas festas por este imenso País afora. E a Petrobras vai muito bem, obrigado.
Bundas
Somos o País das bundas, de um povo que adora bunda, e de gente que cultua suas bundas como se fossem diamantes vermelhos. Ou será que somos os verdadeiros bundas de toda essa história, a contar pelo atual momento que estamos vivendo, pois, de A a Z, a palavra mor é insatisfação, ou melhor, a forma como nossos governantes estão conduzindo nosso lindo Brasil.
Virou bunda
A beleza de Paolla Oliveira, atriz da minissérie Felizes Para Sempre, cujo papel é da prostituta de luxo Danny Bond, parece que irá repercutir neste Carnaval, pois muitos foliões do Rio de Janeiro já estão usando a imitação de seu bumbum. Os lojistas estão oferecendo o enfeite com o nome de “bunda da Paolla Oliveira”. Eles já notaram um crescimento de mais de 15% nas vendas em relação a 2014.
A Finlândia é aqui
A Finlândia, país nórdico, situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa, atingiu um dos melhores níveis de renda e qualidade de vida do mundo já na década de 1970. Entre 1970 e 1990, a País construiu um Estado de bem-estar social.
Lá é aqui?
Depois de uma depressão econômica no início de 1990, os sucessivos governos do País reformaram o sistema econômico finlandês, mantendo, entretanto, um papel do Estado preponderante, servindo tanto como financiador de empresas privadas como sendo ele próprio um stakeholder (partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança), através de empresas públicas muito eficazes. O sistema de bem-estar social e uma tradição de estado presente impediram que as experiências de privatizações e desregulamentação econômica europeias fossem plenamente incorporadas naquele País.
Elegemos
O fato é que grande parte dos 54 milhões de brasileiros que votaram em Dilma Roussef acreditaram, talvez, que tudo é perfeito e que nem roubalheira existe por aqui. Acreditaram que vivemos exatamente na Finlândia, um dos países mais desenvolvidos do mundo, e, por isso, exaltado pelos quatro cantos do planeta pelo ótimo padrão de vida que oferece à sua gente, com acesso a educação de altíssimo padrão, sem exploração sexual e trabalho infantil.
E mais…
Fomos ameaçados a perder todos os “benefícios” sociais caso votássemos no candidato adversário. E agora, ao que parece, todas as propostas de campanha da então candidata a reeleição não estão sendo cumpridas.
O outro lado
É claro que a grande maioria dos eleitores de Santa Fé, bem como das regiões Sul e Sudeste não votaram na candidata petista, e agora, restaram 51 milhões de brasileiros extremamente indignados e insatisfeitos, como se estivessem mostrando uma banana aos outros tantos brasileiros que, no momento, passados os meses de festança da vitória (grande parte nunca teve o menor contato com o real significado da palavra cidadania), estão, aos poucos, voltando à dura realizada, pois a crise nos assola, o País virou de cabeça pra baixo, mas, bobagem, hoje é Carnaval.
Disk Bebedeira
Muitos moradores de Santa Fé que não irão ao Bloco Farra, um dos melhores carnavais open bar do estado de São Paulo, irão aproveitar que a Lei Seca será aplicada com mais rigor este ano para fazer o serviço de levar e buscar os foliões, isso para que os mesmos possam tomar suas biritas a mais, festejar e voltar para suas casas de forma mais segura.
Os Bancos
As agências bancárias estarão fechadas na segunda, 16, e terça-feira, 17. Na quarta-feira o expediente será das 12:00 às 15:00 horas. Esta medida vale para bancos de Santa Fé, ficando abertos apenas os caixas eletrônicos.
Horário de Verão
Na última quarta-feira, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que o governo desistiu da proposta de estender o horário de verão. De acordo com ele, estudos indicaram que a economia de energia gerada nesse período seria muito pequena e, portanto, não valeria a pena. Sendo assim, o famoso horário que “quase ninguém gosta” terá o seu término no próximo dia 22.

Última Edição