Touchscreen na mira de ataques
No mundo dos smartphones, mais uma novidade chega para os usuários do touchscreen. Uma nova ameaça foi descoberta: foi mapeado um novo vírus na vida dos aparelhos touch, capaz de interagir com o toque, mapeando, assim, a senha do usuário.
Segundo o site Olhar Digital, o consultor de segurança Neal Hindocha, da Trustwase, construiu o conceito do malware (vírus) capaz de fazer isso e pretende apresentá-lo durante uma conferência sobre segurança em breve.
Para tentar entender como o sofware funciona, mapeamos alguns conceitos simples. Veja a seguir.
O programa consegue analisar cada toque, coordenando o ponto inicial do toque na tela até o último. O que mais impressiona é que, além de fazer as rotas o malware, é capaz de tirar print da tela, e isso faz com que o fraudador tenha em mãos cada número e cada palavra que foram digitados no aparelho.
A notícia causou grandes discussões, entre blogs e sites de tecnologia, que, mesmo impondo que o malware não tivesse foco em usuários comuns, acabou sendo onda de debate, repercutindo entre muitas pessoas.
As empresas que atuam na segurança do usuário tentam, dia após dia, sanar os vírus, mas tudo isso nos leva a crer que esse trabalho nunca terá fim, pois a cada novidade, ondas de novos ataques e falhas que permitem a infiltração dos intrusos são descobertas.
Em breve teremos mais detalhes do aplicativo, mas, enquanto a novidade não chega, o melhor que podemos fazer é prevenir.