TRIBUNAL SE REÚNE HOJE PARA JULGAR ACUSADO DE HOMICÍDIO
O Tribunal do Júri de Jales se reúne hoje, 4, sob a presidência da juíza Maria Paula Branquinho Pini. Esta será a segunda reunião do ano. O Tribunal irá julgar Jociel Santos de Oliveira, acusado do assassinato de Fernando Marques de Carvalho, a tiros. O crime aconteceu em setembro de 2013, durante um leilão de gado realizado em Dirce Reis.
Em princípio, Jociel seria julgado por homicídio duplamente qualificado, mas sua defesa conseguiu reenquadrar o crime como homicídio simples. Seu advogado convenceu o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que o réu foi ameaçado, maltratado e humilhado na presença da esposa e do filho, antes de cometer o crime.
Além disso, o TJ-SP aceitou a tese da defesa de Jociel, segundo a qual a vítima, Fernando, era pessoa robusta, com quase dois metros de altura e dada a brigas. Ele teria atirado uma lata de cerveja no rosto de Jociel que reagiu sacando um revólver. O primeiro tiro atingiu de raspão a cabeça de Fernando, que tentou correr, mas foi atingido por outros dois tiros, nas costas.
A briga de Jociel nem era com Fernando. Ele havia se desentendido, na verdade, com outros dois rapazes e, depois de ameaçado, foi até sua casa buscar o revólver. Quando voltou ao leilão, encontrou Fernando, que era cunhado de um dos encrenqueiros e, segundo os autos, tinha a mania de “comprar” brigas alheias.
A acusação ficará por conta do promotor Anderson Geovan Scandelai, enquanto a defesa de Jociel, que aguarda o julgamento em liberdade, ficará a cargo do advogado André de Paula Viana. NotíciasNoroeste