UM ANO DA CASA DA JUVENTUDE ‘RAFAEL JOSÉ SENEDEZZI’ FOI COMEMORADO COM EVENTO ESPECIAL
Na noite da última sexta-feira, 25 de abril, Prefeitura de Santa Fé do Sul, através da Secretaria de Assistência Social, realizou uma cerimônia especial para celebrar o primeiro aniversário da Casa da Juventude “Rafael José Senedezzi”. O evento, que aconteceu na sede do projeto, na Avenida dos Pinheiros, reuniu autoridades, jovens, familiares e a comunidade local para marcar um ano de conquistas, atividades e transformação social promovida pelo espaço.
A cerimônia destacou a importância da Casa da Juventude como um espaço de inclusão, cultura, capacitação e cidadania. Desde sua inauguração, em 24 de abril de 2024, a Casa tem se consolidado como referência para a juventude de Santa Fé do Sul, atendendo mais de 1.500 jovens e realizando mais de 80 atividades, incluindo cursos de violão, Libras, teatro, oficinas de mini jardim, sessões de cinema, além de parcerias com instituições como Etec, Senac, Senar, Sebrae e Unifunec.
Durante o evento, apresentações culturais marcaram a noite. O grupo de teatro da Casa apresentou a peça “Branca de Neve e os Sete Zueiros”, dirigida pela professora Nicole Nickel, e os alunos do curso de Libras interpretaram a música “Dias Melhores” em Libras, sob a orientação da professora Adriana C. Brito Genova. Também houve uma apresentação de capoeira com o grupo Guerreiros da Senzala, comandada pelo mestre “Bonitinho”.
Em seu discurso, o prefeito Evandro Mura destacou o impacto do espaço na vida dos jovens. “A Casa da Juventude é um espaço que veio para ficar, promovendo inclusão, cultura e oportunidades reais de transformação social. Nosso compromisso é continuar investindo e apoiando essa iniciativa que tanto contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”.
O vice-prefeito Fernando Benitez reforçou a importância do envolvimento da comunidade. “A juventude é o futuro de Santa Fé do Sul, e a Casa da Juventude é um exemplo de como podemos oferecer oportunidades e estimular o protagonismo juvenil. Nosso trabalho é garantir que esses jovens tenham um espaço para crescer e realizar seus sonhos”.
Luís Alex Marchini, coordenador da Casa, fez um breve balanço do primeiro ano, destacando as ações e conquistas do espaço, que além de promover qualificação profissional, também é um ponto de encontro para debates sobre políticas públicas e inclusão social.
A secretária de Assistência Social, Silvia Almeida agradeceu toda a equipe de trabalho pelo sucesso das atividades realizadas na Casa da Juventude.
A cerimônia contou ainda com a presença das damas Elaine Mura e Fernanda Benitez, a secretária de Assistência Social, Silvia de Almeida, o presidente da Câmara, Wagner Lopes, os vereadores Teresinha do Gavas, Maicon da Santa Casa, Samuka da Limpeza, Ronaldo Lima e José Rollemberg, que representou o Deputado Itamar Borges, e Claudemir Maschio, representando o Deputado Fausto Pinato e familiares do homenageado Rafael José Senedezzi, cujo nome dá nome ao espaço, os pais Dilaine Cleusa Boracini Senedezzi e Euclides José Senedezzi (Bita).
Representantes dos parceiros da Casa Juventude também estiveram na solenidade, como Emerson Assi (Senar), Luis Felipe (Senac), Perterson Binheli e Fernando Pedroso (Etec), além do Unifunec (Fernando Benitez.
Para encerrar a noite, houve uma apresentação de violão com os alunos da Casa, regida pelo professor Jean Luigi de Azevedo, e a banda Farra Som, seguida de um momento de confraternização com um coffee break e visita guiada às instalações do espaço.